Primeiro Fórum de Desenvolvimento Econômico Periférico. 6 e 7 de agosto. Imagem com fundo marrom, linhas abstratas em laranja e ícones de uma planta, uma casa e uma ferramenta.

Olá, tudo bem?


Convidamos você para o Fórum de Desenvolvimento Econômico Periférico da Fundação Tide Setubal. O evento acontecerá em 6 e 7 de agosto, na nossa sede. A proposta do encontro é refletir sobre economias periféricas, compartilhando nossa experiência e somando novas reflexões, em troca com as pessoas convidadas.


O Programa Nova Economia e Desenvolvimento Territorial, responsável por ações de ativação econômica no Jardim Lapena, zona leste de São Paulo, e por sistematizar aprendizados nesta área, tem por objetivo estratégico pensar as economias periféricas e propor alternativas de combate às desigualdades econômicas e territoriais, sempre a partir de nossa experiência concreta e de nossos parceiros e parceiras.


São 20 anos de atuação neste território e de convívio com as periferias brasileiras, vivenciando erros, acertos e muito acúmulo de reflexões para colocarmos em debate. Será também uma oportunidade para refletirmos sobre algumas perguntas que nos parecem de grande complexidade atualmente, partindo da ideia de que a pauta da inclusão produtiva é territorial:


  • Quais as características da atividade econômica em uma periferia?
  • Como é possível criar processos de geração de renda que favoreçam um território de forma estrutural?
  • No sentido econômico, por que existem periferias?


Convidamos organizações e pessoas das mais diversas áreas de atuação e vivências: movimentos sociais, servidores públicos, empreendedoras(es), investimento social privado e universidades. Este será um primeiro momento de conversa e, para isso, organizamos três painéis e duas apresentações sobre o perfil do trabalhador e da trabalhadora periférica, bem como o sentido do trabalho nas periferias atualmente:



6 de agosto (primeiro dia)


9h30 - 10h: Abertura


10h - 10h50: Introdução - Análise geral sobre a inclusão produtiva no Brasil


11h - 12h20: Painel 1 - Sentido e futuro do trabalho: de Keynes a Lélia Gonzalez e Nego Bispo

PAINELISTAS: Márcio Farias (psicólogo e professor do departamento de Psicologia Social da PUC-SP), Teresa Caldeira (antropóloga - Universidade de Berkeley-EUA), Vilma Martins (agricultora - Mulheres do GAU), Gilvânia Gonçalves (Movimento dos Trabalhadores Sem Direitos)

MEDIAÇÃO: Mariana Almeida (diretora-executiva - Fundação Tide Setubal)


12h30 - 13h: Debate aberto e fechamento



7 de agosto (segundo dia)


9h - 9h30: Abertura


9h30 - 10h50: Painel 2 - Pequena indústria local como alternativa para a reorganização produtiva

PAINELISTAS: Kelly Cristiane de Souza (empreendedor - Coopellap), Demétrio Toledo (sociólogo - docente UFABC), Marcos Lima (gestor de portfólio de investimentos do BNDES), Vahid Vahdat (Instituto Veredas)

MEDIAÇÃO: Kenia Cardoso (coordenadora do Programa Nova Economia e Desenvolvimento Territorial - Fundação Tide Setubal)


11h - 12h20: Painel 3 - Consumo de luxo nas periferias

PAINELISTAS: Uvanderson Silva (coordenador do Programa Democracia e Cidadania Ativa - Fundação Tide Setubal), Tiaraju Pablo D'Andrea (sociólogo - docente Unifesp), Lidiane da Silva (pesquisadora periférica), Adriana Barbosa (CEO Preta Hub)

MEDIAÇÃO: Marcelo Silva (gerente de Prática de Desenvolvimento Local - Fundação Tide Setubal)


12h20 - 12h40: Bate-papo e dúvidas


12h40 - 13h: Considerações finais

SERVIÇO

6 e 7 de agosto

Sede da Fundação Tide Setubal (rua Jerônimo da Veiga, 164 - 13° andar -, Itaim Bibi, São Paulo)

Ao informar meus dados, estou ciente das diretrizes da Política de Privacidade.

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Copyright © 2025. Todos os direitos reservados.