SEJA BEM-VINDA(O) AO EDITAL CAMINHOS

Começamos aqui uma nova trilha com a sua chegada ao Edital Caminhos, iniciativa da Fundação Tide Setubal, com apoio do Instituto Ibirapitanga e Porticus América Latina.

O objetivo deste edital é fortalecer a trajetória de lideranças negras que tenham nascido e/ou vivido em periferias urbanas brasileiras ou contextos periféricos urbanos, com idade acima de 20 anos e que aspirem aprimorar suas competências e habilidades pessoais para revigorar e fortalecer suas atuações sociais, políticas e profissionais.

Esse edital é a primeira iniciativa do Fundo Alas, ainda em construção, que apoiará lideranças negras em diferentes momentos de vida (ainda na escola, na faculdade, no mercado etc.). O fundo é liderado pela Fundação Tide Setubal, instituição que acredita na importância da diversidade de raça e gênero nos espaços de decisão para reduzir os estigmas e a distância subjetiva entre centro e periferia, ampliando a cultura democrática e a capacidade de protagonismo dos agentes dos territórios.

Nesta primeira edição, o Edital Caminhos selecionará 30 (trinta) lideranças negras, que receberão aporte financeiro de até

R$ 15.000,00 (quinze mil reais). Esse valor poderá ser investido em atividades formativas diversas, como: cursos de idiomas, cursos de pós-graduação (MBA, especialização e extensão), participação em intercâmbios, congressos e seminários; cursos livres que abordem temáticas relacionadas à consolidação da democracia e à superação das desigualdades, dentre outras.

QUEM PODE PARTICIPAR?

Podem inscrever-se lideranças negras (pretas ou pardas) com idade acima de 20 anos, que tenham nascido e/ou vivido em periferias urbanas brasileiras ou contextos periféricos urbanos - ou seja, contextos sociais urbanos que estejam à margem de políticas públicas e oportunidades de produção e circulação de bens materiais e simbólicos.

É obrigatório também que as lideranças interessadas no projeto tenham experiência à frente de processos, equipes e iniciativas em uma das modalidades de atuação e categorias de inscrição descritas a seguir:

Política institucional

a) Representantes da sociedade civil que ocupem cadeiras em instituições participativas (conselhos gestores de políticas públicas ou outros espaços de participação cidadã integrados à estrutura político-administrativa em um dos três níveis de governo);

b) Agentes administrativos que almejam uma projeção profissional para assumir funções gerenciais e posições estratégicas de maior complexidade:

• Servidores públicos - efetivos ou comissionados;
  • Empregado(a) público(a);

c) Ativistas que atuem na defesa de direitos e que almejam projetar uma carreira na política (IMPORTANTE: campanhas políticas não serão apoiadas.)

Empreendedorismo

Lideranças de micro e pequenos negócios que oferecem, de forma intencional, soluções escaláveis para problemas sociais da população de baixa renda.

Carreira corporativa

Lideranças empresariais que almejam uma projeção profissional em posições estratégicas nas médias e grandes empresas.

Ações sociais, culturais e/ou artísticas

a) Produtores(as), escritores(as), agentes culturais e/ou artísticos ligados à organizações, grupos, coletivos e/ou movimentos sociais e culturais;

b) Produtores(as), escritores(as), agentes culturais e/ou artísticos independentes.

Faça a seguir o download do edital e do regulamento do Edital Caminhos para saber mais informações sobre os critérios para inscrição.

PRAZO DE INSCRIÇÕES

INSCRIÇÕES ENCERRADAS!